Biomonitorando as águas

A campanha

Clicar no botão enviar agora ou no botão enviar mais tarde.

 

ATENÇÃO: leia TODAS as instruções de segurança antes de participar da campanha.

A campanha Biomonitorando as Águas é uma iniciativa do projeto Conexão Água em parceria com a Embrapa. Trata-se de uma campanha de conscientização ambiental, engajamento social e cidadania.

O objetivo é a participação e interação da sociedade no monitoramento participativo de forma segura, coletiva e cidadã sobre a qualidade das águas, especialmente para verificação das condições de banho e nado em rios, córregos, lagos e represas. A campanha será realizada por meio de atividades de verificação das características das águas, da vegetação e da presença de insetos que são considerados bioindicadores – ou seja, constatação de grupos diferentes de insetos, indicando águas possivelmente não poluídas, ou apenas a presença de insetos resistentes a poluição, indicando águas poluídas e impróprias para banho.

O monitoramento participativo da qualidade das águas será realizada através do aplicativo Monitorando a Cidade (MIT Promise Tracker) , uma ferramenta prática e rápida para o levantamento e a consolidação das informações.

Os interessados em participar devem se dirigir a um ambiente aquático natural: rio, córrego, lago, represa ou outro, e responder ao questionário proposto pela campanha Biomonitorando as Águas no aplicativo do celular, verificando as condições de qualidade da água, como cheiro forte e cor, tirando fotos da água e da vegetação, indicando se há a presença e tirando fotos do lixo ou plástico nas águas ou entornos, verificando a presença e tirando fotos de insetos considerados bioindicadores, além de outras questões propostas.

A informação gerada não será capaz de apontar se a água é boa para consumo de humanos, animais ou irrigação de plantas. Não tem caráter investigativo, de denúncia ou para pesquisa científica. Caso sua avaliação resulte em um ambiente degradado, procure se informar com a agência ambiental de sua cidade e verificar se há correspondência entre as informações de ambos.

Na sessão “Sobre insetos aquáticos e meio ambiente”, há instruções e ensinamentos sobre meio ambiente, qualidade das águas, vegetação saudável e insetos considerados bioindicadores, com fotos e desenhos para facilitar a identificação.

Na sessão “Instruções de Segurança” há algumas recomendações para a realização das atividades, com relação a evitar o contato com águas possivelmente poluídas, evitar locais não seguros e, caso seja menor de idade, estar acompanhado por um adulto.

Na sessão “Como Participar da Campanha”, há instruções para baixar o aplicativo no seu celular, baixar a campanha, preencher as respostas do questionário, enviar as respostas e verificar os resultados da campanha.

Bom divertimento a todas e todos!

Equipe da Campanha Biomonitorando as Águas

Em campo coletando os dados.