Acervo

Estudos

GUIA PRÁTICO DE ACESSO À INFORMAÇÃO EM ÁGUA E SANEAMENTO

ARTIGO 19 BRASIL - JUNHO DE 2018

Anexo: Documento

Potable reuse: Guidance for producing safe drinking-water

© World Health Organization 2017

  1. Potable reuse represents a realistic, practical and relatively climate independent source of drinking-water.
  2. Potable reuse schemes will be complex and proponents will need to have sufficient resources and capabilities for successful implementation.
  3. Management of potable reuse schemes should be based on the framework for safe drinking-water, including water safety plans (WSPs).
  4. The first step in developing WSPs is to assemble a dedicated team with appropriate expertise in all aspects of potable reuse from wastewater collection to treatment and delivery of drinking-water to consumers.

 

Anexo: Documento

Desalination for Safe Water Supply

© World Health Organization 2017

Guidance for the Health and Environmental Aspects Applicable to Desalination

Anexo: Documento

Water in the World We Want

Catalysing National Water-related Sustainable Development

©United Nations University, 2015

Anexo: Documento

Regiões Hidrográficas Brasileiras

O estudo ora apresentado trata das Regiões Hidrográficas Brasileiras (RHs), contendo a caracterização e a análise hidroambiental dessas regiões. As 12 regiões hidrográficas (RH) brasileiras, as quais contém rios enquadrados como federais, foram analisadas com ênfase em aspectos ambientais.

Anexos: Parte 1 -- Parte 2 -- Parte 3 -- Parte 4 -- Parte 5 -- Parte 6 -- Parte 7 -- Parte 8

Links

Links e anexos relacionados ao tema da Qualidade da Água

Link do Portal da Qualidade das Águas - ANA
Portal da Qualidade das Águas, da Agência Nacional de Águas - ANA. No link há informações sobre o procedimento de enquadramento dos corpos d'água e suas etapas.
Link do Site - Ambiente do Meio
Link do Site Ambiente do Meio, de Ana Marina Martins de Lima, que tem por missão "Informar com qualidade, visando a Ação para um meio ambiente sustentável baseado na Cultura de Paz e compartilhar a nossa visão de meio ambiente, norteados pela simplicidade e objetividade com qualidade e respeito aos direitos autorais."
Relatório: "O Sistema Cantareira e a Crise da água em São Paulo, falta de transparência, um problema que persiste".
Relatório: "O Sistema Cantareira e a Crise da água em São Paulo, falta de transparência, um problema que persiste". Pesquisa: Natália Dias; coordenadora Mariana Tamari. São Paulo: Artigo 19 Brasil, 2016.
Relatório "Águas Turvas, Informações Opacas: uma análise sobre a transparência dos programas de despoluição da Baía de Guanabara".
Relatório "Águas Turvas, Informações Opacas: uma análise sobre a transparência dos programas de despoluição da Baía de Guanabara". Pesquisa e texto: Carla Ramôa Chaves, Carlos Lucio Bittencourt; coordenação do projeto: Mariana Tamari. São Paulo: Artigo 19 Brasil, 2016.
Link de notícia: alunos da rede estadual de SP que criaram vídeos didáticos sobre água para escolas de todo o país.
Reportagem sobre alunos da rede estadual de SP que criaram vídeos didáticos sobre água para escolas de todo o país.
Paper UNESCO: Migration and its interdependencies with water scarcity, gender and youth employment

Avaliação da Qualidade da Água da Sub-bacia do Rio Cuiabá-MT Aplicando Análise Multivariada

Dissertação apresentada por Sérgio Batista de Figueiredo ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso para a obtenção do título de Mestre em Recursos Hídricos.

Anexo: Dissertação

Painel Nacional de Indicadores Ambientais.

PNIA 2012. Painel Nacional de Indicadores Ambientais - Referencial técnico, composição e síntese dos indicadores. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria Executiva. Maio 2014.

Anexo: Relatório

Cartilha: Fundamentos da Gestão da Qualidade das Águas Superficiais - Resolução CONAMA 357/2005

Nota dos autores: “Este livro não pretende ser um guia técnico para aplicação da resolução CONAMA 357/2005. Ele apenas aborda o tema de forma simplificada e amigável, procurando despertar no leitor o interesse pelas bases legais e técnicas relacionadas à gestão do recurso hídrico superficial. Os temas foram escolhidos de forma a apresentar e esclarecer as principais dúvidas que vêm sendo elencadas pelos usuários desta norma, com base na experiência de mais de 20 anos dos autores ministrando palestras e cursos sobre o assunto."

Anexo: Cartilha

Guia de Potabilidade para Substâncias Químicas.

Objetivo: Oferecer subsídios técnico-científicos para que os setores de Saúde, Meio Ambiente, Saneamento, Recursos Hídricos, Agências Reguladoras, Ministério Público e entidades privadas possam iniciar uma discussão sobre o complexo processo de priorização de substâncias químicas a serem regulamentadas no Estado de São Paulo, critérios a serem adotados, limitações tecnológicas e ferramentas para proteção da saúde de populações que consomem águas fora dos padrões de potabilidade ou oriundas de áreas contaminadas.

Anexo: Relatório

ANA - programas de revitalização de bacias e integração de gestão hídrica com a ambiental.

Manifestações elaboradas pelas áreas técnicas da Agência Nacional de Águas - ANA.

Anexo: Manifestações

Tabela Parâmetros de Abastecimento X Riscos X Tecnologia

Estudo comparativo de parâmetros aplicaveis à qualidade da água, riscos à saúde pública e alternativas tecnológicas. A tabela encontra-se em elaboração colaborativa.

Anexo: Planilha

DISSERTAÇÃO: VALORAÇÃO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO DE MANANCIAIS PRESTADO POR UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental, Universidade Federal de Ouro Preto, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título: “Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental”. Área de Concentração: Ambientometria. Ronaldo José Ferreira Magalhães - OURO PRETO, MG - 2014 Orientador Prof. Dr. Antenor Rodrigues Barbosa Junior - Coorientadora Profa. PhD. Karen Alvarenga de Oliveira.

Anexo: Dissertação

Relatório sobre a Vulnerabilidade Hídrica da RMSP – revisão de junho de 2015

O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental – PROAM, que tem entre suas prioridades estimular políticas públicas em prol da sustentabilidade, encaminha o presente relatório intitulado Relatório sobre a Vulnerabilidade Hídrica da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, ao Governo Federal, ao Governo do Estado de São Paulo e aos Ministérios Públicos Estadual e Federal. A versão de junho de 2105 está baseada em relatório preliminar inicialmente publicado pelo PROAM em 2008, com a perspectiva de demonstrar o estado de arte e dimensionar aspectos ambientais e antrópicos sobre a sustentabilidade hídrica da Região Metropolitana de São Paulo. Visa, sobretudo, medidas imediatas para prevenir maiores riscos às comunidades vulnerabilizadas no histórico quadro de má gestão dos recursos hídricos e um plano efetivo e multisetorial de sustentabilidade hídrica para a RMSP.

Anexo: Relatório