Biomonitorando as águas

Notícias

Projeto Conexão Água e Embrapa lançam campanha Biomonitorando as Águas

Objetivo é incentivar a conscientização, o engajamento social e a proatividade cidadã ambiental

 

IMAGE1.jpegProjeto Conexão Água, da 4ª Câmara do Ministério Público Federal (MPF), e a Embrapa Meio Ambiente acabam de lançar a campanha de conscientização ambiental “Biomonitorando as Águas” (http://conexaoagua.mpf.mp.br/biomonitorando) que tem o objetivo de incentivar o controle social da qualidade da água e do meio ambiente por meio da observação de insetos aquáticos como bioindicadores.

A campanha conta com a colaboração dos estudos de Kathia Cristhina Sonoda, pesquisadora da Embrapa que atua na área de manejo de recursos hídricos, com ênfase em insetos aquáticos como indicadores da qualidade ambiental. Como parte de projeto do CNPq (processo 440106/2018-4), Kathia realizou palestras para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas, com destaque para as áreas periurbanas e rurais, apresentando a campanha para nove escolas em seis municípios.

IMAGE_2.jpegDentre as atividades, os estudantes são estimulados a pensar em soluções de pequenos problemas relacionados ao equilíbrio de uma comunidade afetada por uma mudança na qualidade da água. Para agregar e valorizar esta iniciativa, a Campanha Biomonitorando as Águas foi criada para ampliar a sinergia mediante ferramentas de participação social.

Como participar da campanha – A campanha é realizada por meio de atividades de verificação das características das águas, da vegetação e da presença de insetos que são considerados bioindicadores. Para participar, os interessados devem baixar o aplicativo Monitorando a Cidade (Promise Tracker) e inserir o código da campanha 938-051. Depois, em um ambiente aquático natural (rio, lago, córrego ou represa), a participação se dá pelo aplicativo, respondendo as questões propostas e enviando o registro ao final.

IMAGE_3.jpegA proposta é que o participante fotografe a área através do aplicativo, verificando indicativos das condições de qualidade da água, como odor, cor, presença de lixo ou plástico no entorno, marcando a georreferência (GPS) do local, entre outros.

IMAGE_4.jpegA presença de diferentes grupos de insetos, previamente demonstrados, poderá indicar águas possivelmente não poluídas. Por exemplo, um córrego saudável possui alta diversidade de animais, peixes, anfíbios, insetos, todos vivendo harmoniosamente. Por outro lado, quando a comunidade diminui e somente poucas formas de bioindicadores estão presentes, é porque provavelmente há poluição orgânica e contaminação do ambiente.

A campanha não tem caráter investigativo, de denúncia ou para pesquisa científica. Seu objetivo é incentivar a participação social, a cidadania ambiental e o engajamento para a conscientização sobre a sustentabilidade. Até 30/09/2019, foram realizadas 83 ações de monitoramento participativo na campanha em sete Estados.

Recentemente, na Escola Jardim Iguatemi, cerca de 680 alunos participaram da dinâmica interativa e palestras da Campanha Biomonitorando as Águas.

IMAGE_5.jpegSobre o projeto Conexão Água - Criado em 2015, o projeto Conexão Água tem como premissa a formação de redes colaborativas, nas quais representantes dos diversos setores da sociedade civil, do governo, do setor privado e da academia se articulem em iniciativas proativas que visem a melhoria do acesso à água de qualidade no Brasil, além da gestão integrada participativa e transparente da água com a do meio ambiente. O Portal Conexão Água disponibiliza informações sobre as ações e metas do projeto (http://conexaoagua.mpf.mp.br).

(Fotos: Ascom/PRR3, Claudia Bega e Escola Estadual Jardim Iguatemi)